Nostalgia da Modernidade...


O copyright do título deste blog pertence ao Lobão. Por sinal nome de um dos seus discos (LP ou vinil, se preferir).

Cena 1 - Que coisa mais antiga! Semana passada estava na casa do Fábio, um amigo que mora em Istambul, e não me lembro bem qual foi a razão o assunto virou-se para o videocassete de quatro cabeças. O Fábio, foi mais fundo, ele lembrou-se do rebobinador de fitas de vídeo, que comprávamos como acessório para não gastar as quatro cabeças do videocassete. Naquele tempo havia também o vídeo de duas cabeças, um pouco mais barato. No entanto, o videocassete era um equipamento caro. Logo veio na minha memória meu primeiro videocassete Sharp, comprado num consórcio de 36 prestações e arrematado após grande expectativa de um lance dado para ter o equipamento o mais rápido na minha casa. Isso foi mais ou menos em meados dos anos 80. Pensei…Como evoluímos!

Cena 2 –  algum tempo atrás, estava procurando alguns dos meus discos de vinil, e agora o outro Fábio, meu filho, me perguntou. Pai o que é isso? Falei – este é um disco de vinil. E o Fábio retrucou…Você ouvia musica nisso? Que coisa mais antiga! Me lembro que fazia as mesmas perguntas quando era garoto. Afinal, o barato da vida (obs.: esta palavra da forma como foi empregada é antiga e já não se usa mais) é sabermos que estamos em constante evolução - não somente tecnológica, mas também de costumes. Cada coisa no seu tempo. Assim caminha a humanidade. Não gosto de dizer – No meu tempo as coisas eram melhores. Até porque o presente tambéé o meu tempo. Daqui a 20 anos, provavelmente, estaremos lembrando dos dias de hoje. Moral da história. Viva o seu tempo. Viva o presente e desfrute. Até porque daqui a 20 anos o ipod como você o conhece será coisa do passado.

A seguir algumas coisas que fazíamos e que viraram coisas do passado. Você se lembra?





Armazenar dados num Disquete 5"1/4 – Tínhamos tantos disquetes quanto problemas.








Datilografar em Máquina de Escrever – E errei! Paciência… Se o branquinho não resolver vou ter que começar tudo de novo. Do zero. Um bom datilógrafo tinha que bater 300 teclas por minuto e sem erro.







Telefonar do Orelhão (telefone público) – Caiu a ficha? Depois o cartão de telefone foi um avanço.








Jogar Fliperama – Cinco minutos de felicidade, o dinheiro acabava e a gente voltava para casa.







Iniciar o computador via comando C:\ Prompt. Se lembra? Ou estou ficando velho? Pelo menos sou do tempo do computator (rsrsrs...)








Ouvir música no Walkman – O precursor do ipod. A fita cassete era para o dia todo. Cansávamos de ouvir as mesmas músicas. Ou então tínhamos que carregar aquela caixa com um monte de fitas K-7.









Fax - Ah o fax… Me lembro da primeira vez que vi um na Pfizer. O "Sr." Fax era tão importante que ficava na sala da presidência. Fiquei encantado. Como se pode colocar um documento e este ser recebido nos Estados Unidos após alguns minutos? É claro… isso se a mensagem não chegasse truncada (esta é outra palavra que não escuto há  muito tempo)






Palavras que já não se usam mais ou estão caindo em desuso.

Merendeira – levamos a merenda (lanche) na merendeira.
Patota – Turma de amigos
 Russo –   complicado. Aqui uma lembrança da Guerra Fria
Decalque – Adesivo
Alpendre – Varanda de uma casa
Beleza – Legal/ bacana
Tempo da onça – Coisa Antiga
Papo aranha – Conversa sem sentido
Papo cabeça - Conversa com conteúdo


Dá uma olhada na Madonna...

                                     Not OK (anos 80)                      A bit better (2010)

Se você é do tempo do Genius (primeira foto do post) você vai se entender tudo o que eu escrevi nesta postagem. Vamos ficar por aqui porque já está  ficando antigo de mais. E viva a evolução!

Um abraço. Seja Feliz!!!

5 comentários:

  1. Stanley, modernidade é o meu contrário Lembrar que, quando jovem andei em escolas de meninos (as meninas iam para outras escolas), jogava à carica (tampas das garrafas de refrigerantes) e ao berlinde (bolinhas de vidro). Fazíamos os nossos brinquedos e tinhamos respeito aos pais e aos professores. Sou mesmo muito antigo. Mas já era do Benfica, o que faz de mim mesmo antigo. Um abraço, manel.

    ResponderExcluir
  2. É amigo, me lembro de todas essas beldades. O tempo foi passando eu fiquei guardando as minhas relíquias, video cassete de 7 cabeças (última geração, som stereo que trouxe de uma viagem que fiz para os Estados Unidos), um walkman que ganhei da Pfizer de final de ano, uma filmadora Panasonic que parecia mais uma profissional pelo tamanho. Um dia quis brincar com alguns amigos e enviei um e-mail oferecendo todos estes equipamentos e mais outros (máquina de escrever, máquina fotográfica Yachica, gravador de k7) por um preço simbólico e escrivi também que eu não estava nem cobrando o valor sentimental.
    Você não tem noção do qual tamanho foi o divertimento entre eles.
    Estamos vivendo num mundo de constantes mudanças e é impossível acompanhar todos os avanços tecnológicos, mas a vezes voltamos no tempo não muito distante e sentimos saudades.
    Forte abraço,
    Osorio

    ResponderExcluir
  3. Manuel, obrigado pelo seu comentário saudoso e em alguns momentos divertidos. Os mais importante eh que os valores que você aprendeu lá trás estão preservados e que as recordações são ricas. Abraço, Stanley

    ResponderExcluir
  4. Amigo Osório, obrigado pelo seu comentário. Voltar no tempo e olhar para trás será sempre bom para não perdermos nossas referencias. Principalmente aquelas que nos ensinaram alguma coisa ou nos deram prazer. Me lembro que você não perdia uma chance de comprar alguma tranqueira quando ia para o Paraguai e Miami.:) Acumulamos um belo patrimônio:) Pena que não vale! O importante foi que nos divertimos. Abraços, Stanley

    ResponderExcluir
  5. Gгeat post. Ӏ usеd to be checking constantly this weblog anԁ I аm impressed!

    Extremely useful information speсificаlly the
    last part :) I take сare of such infοrmation a
    lot. I was lookіng for thіs рarticulаг info foг а
    very long time. Thanks and good luck.

    Fеel frеe to visit my ѕite: http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

    ResponderExcluir