Carreira e Desenvolvimento - Sua Atitude Vale Mais Do Que Você Pensa...

Tenho tido o privilégio de conhecer, trabalhar e interagir com muito profissionais de talento, que apesar de qualidades e competências inquestionáveis, não é incomum terem grandes dúvidas em como gerir suas respectivas carreiras. Esta semana no Geléia Geral compartilho com vocês algumas das experiências que tenho vivenciado através de sessões de "coach" com meus colaboradores e horas de conversas acumuladas com parceiros de trabalho e amigos.

Não tenho a presunção de apresentar nenhuma fórmula secreta, muito menos ter uma posição definitiva sobre o assunto, até porque quando falamos de carreira e de vida tudo pode ser uma questão de perspectiva e intenções. Cada um tem a sua e não necessariamente existe uma única alternativa. Como nos testes de múltipla escolha - todas as alternativas podem estar corretas. Transmito aqui apenas algumas observações de mais de vinte cinco anos de vida profissional.

Antes de tudo, é importante que você saiba que não existe empresa perfeita. Na maioria das vezes, o seu sucesso depende mais de você do que da sua empresa. Escolha uma atividade profissional que você goste e que de preferência possa se apaixonar. Então vamos lá:

Olhe-se No Espelho
Um dos aspectos mais importantes é o seu autoconhecimento.Você não pode gerir a si próprio se não sabe quem você realmente é. Como você tem construído sua base de conhecimento e desenvolvido suas competências e atitudes? Tenho conhecido gente tecnicamente muito boa se perder no meio do caminho simplesmente porque não usa o conhecimento em prol dos seus parceiros e colaboradores. Perdem-se no seu egocentrismo e na sua visão vertical. Suas atitudes não são agregadoras e construtivas. Acredite  - profissionalismo e gentileza podem andar de mãos dadas. Por outro lado, também existe muita gente que fica somente no campo das boas intenções. Conhece aquele colega legal? As vezes ele é até um bom profissional, mas parou por . Por que parou de desenvolver-se e desafiar-se. Se quiser algo mais, é preciso aliar o seu conhecimento à capacidade de dar e também receber.

Você Nunca Será Bom O Suficiente Até Se Aposentar
Tenha humildade. Saiba o que você não sabe. Não tenha vergonha de pedir orientações e informações e depois agradecer pela ajuda. Buscar ajuda é a melhor forma de aprender e expandir conhecimentos. Esteja atento a tudo que você possa absorver como aprendizado. Seus colegas têm muito a te ensinar, assim como os seus colaboradores. Não olhe somente para o seu chefe, olhe para todos os que estão a sua volta. Aprenda com os seus erros. Também não seja arrogante a ponto de querer sempre fazer prevalecer suas ideias e opiniões.

Levante Sua Mão
Seja Voluntário. Se envolva em grupos de trabalhos, principalmente se você não for um "expert" no assuntoEstá aí  uma forma rápida e dinâmica para adquirir novos conhecimentos e competências. Na próxima oportunidade que pedirem para um grupo de colaboradores revisar a política comercial, o novo "dashboard" sobre indicadores de performance ou o projeto para melhorar o engajamento dos colaboradores, você deve estar lá. Isto significa trabalho extra por dias ou meses, mas o conhecimento adquirido fica para toda a vida.

Controle Sua Ansiedade
Sua ansiedade em ser promovido poderá ser sua principal inimiga. Seu bom senso deve estar sempre acima da sua ambição. Não se perca apenas pensando em promoções. Elas devem ser consequência e não a causa. Se for agregar novas competências busque/ aceite promoções laterais. Estas experiências estarão para sempre no seu "curriculum". Esqueça status, poder e o que os seus amigos vão pensar. Não esteja focado no título ou nome da posição. O que vale é o tamanho do projeto e o que você esta absorvendo de conhecimento. Não aceite propostas para deixar a empresa pensando somente no dinheiro do próximo mês. O que interessa é o que você poderá acumular de ganhos na sua carreira. Nem fique olhando para o título que terá no seu cartão de visitas. Às vezes o CEO de uma empresa com pequena capacidade de investimento tem menos peso que um gerente ou diretor de uma empresa com reconhecimento no mercado. O que vale é o projeto e a experiência que está acumulando. Se sentir que apesar de tudo a sua empresa não está lhe dando as oportunidades que merece, talvez seja o momento de partir para outros desafios.

Tenha personalidade
Não administre sua carreira pensando nos seus colegas, amigos, vizinhos e familiares. Tenho visto gente pensando mais sobre o novo carro, no tamanho da sala que a promoção pode dar do que propriamente naquilo que mais interessa antes de ser promovido - desenvolver conhecimentos, experiências e competências. De uma forma ou de outra todos estes símbolos de status passarão na sua vida, o que restará é o conhecimento adquirido e a rede de pessoas que poderão ajudá-lo no futuro falando boas coisas sobre você. Não entregue o seu desenvolvimento na mão de ninguém. Desenvolver-se é sua responsabilidade. Depende da sua vontade e atitude.

Cultive Valores Nobres
Faça sempre a coisa certa. Seja íntegro. Seja o melhor colega, o melhor líder, o melhor parceiro de negócio. Seja sempre justo e não se deixe influenciar por terceiros. Seja simplesmente você.

Não Se Envolva Em Políticas Internas
Não seja aliado de intrigas internas. Não seja um puxa-saco. Não tire o foco daquilo que é mais nobre - sua conduta pessoal e o seu trabalho.

Trabalhe Duro
Não seja supercial naquilo que faz. Se quiser causar uma boa impressão, trabalhe duro e surpreenda. Vai dar mais trabalho, vai tomar mais o seu tempo, no entanto você sempre terá algo sólido para apresentar. A maioria das pessoas faz apenas o que precisa ser feito. Saia da média das pessoas e você tera menos concorrentes.

Defina O Que É Felicidade
Entenda que o seu trabalho é uma parte da sua vida, não é a vida no seu todo. Você nunca será feliz completamente se tiver apenas sucesso profissional e uma vida de merda. Procure balancear as coisas e você se sentirá energizado para fazer bem as duas coisas. Tenha pequenos prazeres, ofereça algo mais as pessoas que estão a sua volta (família, amigos e colegas de trabalho) e peça menos. Você se sentirá muito melhor e orgulhoso de si próprio.

Seja Positivo
Use sua energia para construir algo melhor. Acredite e trabalhe para isso. O tempo que passa reclamando da vida e do mundo só roubarão o tempo precioso que precisamos para resolver todos os problemas que temos e teremos pela frente.

Existe Um Mundo Lá Fora
Não tenha somente um projeto de carreira. Tenha um projeto de vidaAliás este último é mais importante. Aprenda coisas não relacionadas ao seu trabalho. Tenha interesses diversos. Cultive amigos. Cuide do seu corpo e da sua mente. Viaje. Leia e aprenda. Não pare de estudar. Um dia o trabalho e a empresa irão passar na sua vida e o que ficará será as experiências que viveu, os conhecimentos que adquiriu e todos os amigos que poderá reunir para tomar um bom vinho.

Um Abraço,

Seja Feliz!!!






2 comentários:

  1. Obrigado por partilhar a sua experiência com os seus leitores. Como dizem no meu país "mais vale tarde que nunca". Eu nunca liguei muito para isso de carreira profissional/promoções. Para mim bom era acertar no cumprimento do meu dever. O resto era futuro. Se tivesse tido outra visão, talvez tivesse ido mais longe. Mas teria sido bom para mim? Não sei. Sei o que consegui, não sei nem saberei o que poderia ter conseguido. Mas as suas guidelines darão jeito a muita gente, na hora de procurar uma direcção.
    Um abraço. M.Costa

    ResponderExcluir
  2. Manuel,

    Obrigado pelo seu comentário. Concordo com você. O que vale mesmo é como cada um se sente. A definição de sucesso deve ser uma coisa muito pessoal. O mais importante é o sentimento de orgulho e satisfação pessoal daquilo que se fez ou faz. É isso que nos faz feliz. Afinal, como comento no texto - o trabalho e a carreira são apenas uma parte da vida. Não é a vida no seu todo. Um Grande Abraço, Stanley

    ResponderExcluir