Tallin. Conheça Um Pouco Mais


Tallin. Já ouviu falar? Para alguns provavelmente sim, para a maioria provavelmente não. A verdade é que ninguém falava de Tallin nas aulas de geografia, principalmente porque a Estônia era uma República Soviética e dos russos sabia-se muito pouco. Em razão da distância cultural e geográfica ninguém sabe muita coisa sobre estes lugares. Minha ideia é compartilhar com vocês algumas informações dos lugares por onde ando e que geralmente não são muito habituais em nossos roteiros turísticos.


Voltando a Estônia e Tallin. A fria e bela Estônia tem uma população de 1.5 milhões de habitantes, um pouco maior do que Campinas em São Paulo. Tallin é sua maior cidade e capital com um pouco mais de 400 mil habitantes, mais ou menos do mesmo tamanho que o bairro do Ipiranga em São Paulo. A temperatura média anual é de 4.7°C. No verão, quando a coisa fica boa a temperatura média bate os 16°C. Semanas atrás cheguei a Tallin vindo de Vílnius (Lituânia) num turbo-hélice de 30 lugares (foto abaixo). De cima, a única coisa que se via era uma branquíssima neve cobrindo toda a paisagem. Eram pouco mais de quatro da tarde e já anoitecia. Meus colegas me receberam com um sorriso e comentaram da minha sorte… A temperatura tinha subido e agora estava mais amena. Sabe qual era a temperatura? – 10°C.


Mais aonde fica Tallin? Olhe para o norte da Europa, bem para o alto e você vai perceber que a Estônia e Tallin ficam logo abaixo da Finlândia (20 minutos de vôo), na região dos Bálticos, separada pelo golfo da Finlândia acima, no leste fazendo fronteira com a Rússia e ao oeste banhada pelo Mar Báltico. A cidade de Tallin é bem arrumada e fica na costa da Estônia. Foi lá que durante os Jogos Olímpicos de Moscou (se lembra do urso chorando?) foram realizadas as provas de vela. Por sinal, foi na Baía de Tallin que o Brasil faturou seus dois primeiros ouros olímpicos nas provas de velas. A cidade de Tallin reúne uma combinação de tradição e modernidade, com alguns arranha-céus bem modernos, mas ao mesmo tempo possui uma bela parte antiga (veja fotos).


Culturalmente o povo estoniano, assim como de todos os países Bálticos, está muito mais inclinado para a cultura e estilo de vida dos países Escandinavos. São disciplinados, muito educados e usam a tecnologia para tudo. O país é todo coberto por rede wireless e você pode estar sempre conectado. Foi na Estônia que foi criado o nosso bem-amado Skype. Atualmente a Estônia além de fazer parte a Comunidade Européia, já adotou o Euro desde Janeiro deste ano.

Vou ficando por aqui. Na próxima postagem vamos falar com humor sobre "Chatos e Chatices".

Um abraço. Seja Feliz!!!

5 comentários:

  1. Beleza, Stanley. Acho que vou cancelar a minha assinatura da revista Viagem...rs . Arnaldo

    ResponderExcluir
  2. Amei "conhecer" Tallin, rs. É uma viagem ambulante esse blog. Perfeito. Tô com o colega acima. Não tenho assinatura da revista, mas acho que nem de Internet em casa precisamos mais, rs. Vou ao shopping, acesso wireless, leio o blog e pronto. Estou atualizada. Excelente Lei. Beijão! Anna.

    ResponderExcluir
  3. Arnaldo, Eh isso ai. Sempre que tiver alguma coisa interessante para contar de alguns lugares nao muito convencionais quero compartilhar com voces. Abs.

    ResponderExcluir
  4. Anna, Quem poderia imaginar que um lugar pequeno e distante esta usando a tecnologia de uma forma tao aberta e democratica? Bjs,

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante Ley. Estou mesmo atualizando minha mente, rs. Parabéns.
    Anna.

    ResponderExcluir