Escolhas


Ser otimista ou pessimista é uma escolha? Ou são as nossas experiências de vida que nos transformam em mais otimistas ou pessimistas? Podemos traçar o nosso destino ou nosso destino já está traçado? Escolha racional é sempre melhor que a emocional? E por aí vai…O tema “Escolhas” sempre me fascinou. Sempre que discuto este assunto com amigos as opiniões divergem, dependendo da experiência de cada um. Por isso trago este tema para o blog.

No início, quando comecei a escrever este blog recebi várias mensagens de como é possível com uma vida corrida de viagens e muitas horas de trabalho, ainda arranjar tempo para me dedicar a esta atividade. A resposta é simples. Foi minha escolha estar em contato com amigos e compartilhar. Mas também é uma maneira de aprender, pensar sobre diferentes assuntos e rever perspectivas. Faço com muito prazer e devoção porque foi minha escolha. Quando não der mais, paro.

Acredito que existam situações que não temos total controle sobre nossas escolhas. Catástrofes, acidentes e guerras são exemplos de eventos que acontecem e que preferiríamos que não acontececem. Aqui falo muito mais de como encaramos situações que vivenciamos e vamos vivenciar e como faremos nossas escolhas para preencher, se possível, nossas vidas de satisfação e felicidade. Ou não é esta a maior busca do ser humano? Ser feliz.

Frequentemente ouvimos pessoas reclamando de tudo e de todos. Como se todos fossem culpados pelas mazelas de suas vidas. Culpar os outros e o mundo é uma forma de procrastinação. No entanto quando perguntamos, o que você faz para mudar isso? A resposta, muitas vezes, é um silêncio. Mudar é uma escolha. Não mudar também é uma escolha. Ou devemos terceirizar a responsabilidade das nossas escolhas e decisões? Claro que não. Uma das maiores “riquezas” que possuímos é exatamente a possibilidade que temos para escolher e tomar decisões. Portanto, esta é uma atividade indelegável. Assumir o controle das nossas vidas só é possível através das escolhas que fazemos e, pelo menos, quando errarmos poderemos tirar as lições para que na próxima não cometamos o mesmo equívoco. Ser um bom ser humano ou não, ser um bom companheiro (a) ou não, ser um bom profissional ou não, etc.; é uma questão de escolha. E se o resultado e o retorno destas escolhas não forem como o idealizado? Faça uma outra escolha. Mude de rota.

Será que devemos racionalizar todas as nossas escolhas? Minha resposta é não. Se você tiver que escolher o seu sorvete de baunilha predileto, escolha por aquilo que este sorvete causa em você, por exemplo, sua satisfação. Não tente a todo momento trocar um pouco de satisfacão pessoal por pura racionalidade. Talvez não seja recomendado todos os dias tomar muito sorverte de baunilha. Agora, imagine um jogador de futebol racionalizando cada jogada e passe. Vai perder muita bola. Neste caso, o instinto e o “feeling” podem ser muito poderosos. Se por outro lado, você está comprando um novo imóvel é bom não se deixar levar pelas emoções; avaliando bem o mercado, o tamanho da dívida, e o juros futuros, para não se arrepender da sua escolha. O importante é tentar eliminar as armadilhas, mas nunca deixar de fazer suas escolhas.
Abaixo selecionei para você algumas frases sobre o tema “Escolha”.

"Você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você." (Steve Beckman)
"O otimismo é uma escolha intelectual." (Diana Schneider)
"Escolha o trabalho de que gostas e não terás de trabalhar um único dia em tua vida." (Confúcio)
"Tornando-se um consciente criador de escolhas, você começa a gerar ações que são evolucionárias para você." (Deepak Chopra)
"Destino não é uma questão de sorte, mas uma questão de escolha; não é uma coisa que se espera, mas que se busca." (William Jennings Bryan)
"Eu descobri que sempre tenho opções, e algumas vezes isto é apenas uma escolha de atitude." (Judith M. Knowlton)
"Felicidade é uma escolha que requer esforço às vezes." (Autor desconhecido)
"O presente não é um passado em potência, ele é o momento da escolha e da ação." (Simone de Beauvoir)
"Não escolhas para amigo um homem de mau caráter." (Talmude)

Um abraço. Seja Feliz!!!

3 comentários:

  1. Show, Stanley!! Adorei!!!!

    ResponderExcluir
  2. Amen:)
    Stanley, quando volta para Portugal?;)

    ResponderExcluir
  3. Profissionalmente penso que sera dificil em funcao dos rumos que minha carreira tomou. Pessoalmente quero voltar em breve para rever grandes amigos e pessoas queridas. Portugal foi uma das experiencias mais gratificantes que tive sob todos os aspectos.So tenho boas lembrancas.

    ResponderExcluir