Talento. Ja Descobriu o Seu?


Esta semana participei, em Malta, de um evento cujo o principal objetivo foi celebrar, reconhecer e homenagear talentos. Pessoas comuns, que atraves do seu trabalho, esforço e convicção se destacam naquilo que fazem.

Durante a celebração fiquei observando o que estas pessoas tinham em comum e que caracteristicas as uniam. Tentei juntar estas observacoes com alguns anos de estrada e relacionamento com pessoas talentosas de diferentes culturas. Joguei algumas perguntas no ar e tentei encontrar respostas para elas. Então, o que faz uma pessoa ir alem, tornando-se uma referencia e um talento naquilo que faz? Porque a maioria das pessoas não procura explorar o que tem de melhor? Porque muitas pessoas concentram suas energias muito mais nos seus medos do que em explorar seus potenciais? Será que todos nos nascemos com algum talento ou eh somente uma minoria?

Me lembrei da historia de Susan Boyle, vencedora do “Britain's Got Talent”. O que muita gente não sabe eh que esta Escocesa, vitima de “bullying”, apelidada de “Susie Simple” sempre foi apaixonada por musica. Estudou musica, cantou em igrejas e participou em várias audiçoes, antes de ser aclamada e reconhecida mundialmente; apesar da insegurança em relação a sua aparência. O segredo de Susan? Ela sabia o que tinha de melhor e seguiu sua paixão. Sua forca estava na voz e não na aparência.

Há pessoas com talento para os negócios, para a comunicação, para idiomas, para a musica, para liderar, para os esportes, trabalhos manuais, etc. Não nascemos sabendo quais são os nossos talentos e não vamos saber ate descobrimos o que podemos fazer com paixão. Apesar de não nascermos com talento para tudo, podemos usar algumas das nossas caracteristicas que nos acompanham desde a infancia e que se bem exploradas, podem nos levar a irmos alem naquilo que escolhemos fazer. Este eh o nosso talento essencial. Alem disso, se adicionarmos uma pitada de esforço, determinação, atitudes e escolhas corretas, podemos chegar lá… Tentar e assumir alguns riscos será parte do processo. Estar preparado para administrar a decepção e o fracasso e utilizar este aprendizado para seguir em frente nos fará mais fortes e confiantes. Manter o foco e não abandonar nossas convicçoes será fundamental para avaliarmos nosso progresso. Ser flexível, aberto a novas experiências e caminhos alternativos nos ajudará a superar barreiras sem traumas. Ser positivo e procurar desfrutar cada momento alimentará a nossa alma. Muito treino, suor e repetição para afiar nossas habilidades. Só temos que entender que tudo isso faz parte do processo e que nada vai se mexer se nos não formos os “drivers”. O resto eh você descobrir o que te apaixona e verá que você também eh um talento.

Como disse Michelangelo – “Dentro de cada bloco de marmore existe uma escultura maravilhosa. So temos que eliminar os excessos”.

No dia-a-dia, quando entrevisto pessoas, procuro ir alem das realizaçoes profissionais e capacitaçoes do candidato. Isto pode, inclusive ser manipulado. Por isso, gosto de ir alem. Se tem uma coisa que não da para esconder eh o brilho no olhar e a energia. E isso toda pessoa de talento tem em comum.

Um abraço. Seja Feliz!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário