Pizza, Confraternizações e Seus Personagens...


De passagem por São Paulo, uma das minhas paradas obrigatórias será sempre saborear uma "redonda". Não dá para deixar de lado. Comer uma boa pizza em São Paulo está sempre na minha lista de prioridades imperdíveis. Não é que em outros lugares, mesmo na Itália, não se coma uma boa pizza. Não quero parecer pretencioso, mas a pizza de São Paulo é imbátivel. Este ano não foi diferente. Fui comer minha pizza e como em todos os anos, sempre esqueço que Dezembro em pizzaria pode ser bem caótico, pois este é o mês das confraternizações. Devido as festas de confraternizações, as pizzarias aumentam, em média, seu faturamento em 40%.

Dezembro é mês de compras, trânsito intenso e pizzarias abarrotadas de gente. Pizzaria será sempre a escolha da maioria, pois a conta rachada cabe no orçamento de todos. Este é o mês onde depois de muito trabalho, alguns trabalharam mais do que outros; objetivos cumpridos, mesmo que o plano anual tenha ficado um pouco abaixo das expectativas; estão todos lá felizes, antes das férias, para acabar o ano em pizza. Será que a frase tudo acaba em pizza nasceu daí?

Não dá para evitar. A celebração de final de ano acontece em qualquer lugar do mundo; em geral com muita gente, muito barulho e seus personagens. Tenho observado que estes personagens não podem faltar numa festa de comemoração de final de ano. Todos os anos eles estão lá. Abaixo alguns personagens das confraternizações de fim de ano e seus filmes prediletos.

O Caixa (filme: O Segredo) – Geralmente é uma secretária, simpática e popular, que manda o e-mail para todo o pessoal, faz a reserva e já na pizzaria tenta ordenar toda a bagunça. Tenta organizar os pedidos diversos e o pior, arrecadar o dinheiro no final para pagar a conta. Ninguém presta atenção, nem ouve o que ela esta falando, mas depois de muito esforço, no final, dá tudo certo. Ela arrecada tudo de todos, paga a conta e vai para casa exausta e com um ano pela frente para se recuperar até a próxima festa na pizzaria.

O Chefe (filme: Godfather II) – Geralmente chega atrasado para mostrar que estava trabalhando até tarde, mesmo que durante todo o ano tenha saído pontualmente no horário. Logo se enturma, bebe umas e outras, joga um charme para as belas, e quando vai ao banheiro mete as duas mãos no bolso para manter a postura, mesmo que as pernas mostrem o contrário.

O Conselheiro (filme: Chico Chavier) – Está sempre sentado em um canto, conversando com um ou dois, tentando consolar alguém. Ouve lamentos, dá aquela força e geralmente é um dos últimos a sair, pois sabe da importância do seu papel. O problema é que no dia seguinte, ninguém se lembra dos seus conselhos.

A Top Model (filme: O Diabo Veste Prada) – Um pouca insegura. Se prepara cuidadosamente para a confraternização. Geralmente com duas ou quatro semanas de antecedência. Depois de descartar todas as opções do quarda-roupas, no final de semana anterior a confraternização vai ao shopping center e compra um novo mini-vestido, de preferência com um decote ligeiramente discreto. É simpática, gosta de chamar a atenção, sorri para todos, resiste as investidas e quando chega em casa liga para o namorado.

O Tímido (filme: Forrest Gump) – Fica calado, geralmente observando tudo e todos, nunca está engajado em nenhuma convesa. Sorri timidamente e fala baixo. Passou o ano todo interessado em alguém e assim vai continuar no próximo ano.

O Galã Ambicioso (filme: Wall Street) – Esta é sua ultima chance do ano para demonstrar todos os seu poderes. Capricha no gel e na roupa, geralmente uma que nunca tinha usado no trabalho. Sempre simpático, dá um ou dois beijinhos em todas as colegas, joga um charme para todas e no final da festa acaba conversando com o chefe, pois esta mais interessado em uma nova promoção.

O Engraçado (filme: Os Simpsons) – Conta piadas e causos, sempre tem um público cativo, geralmente o pessoal de vendas e as secretárias. Costuma rir alto, toma todas as cervejas desde o início e no final vira um chato. Só uma fonoaudiologa consegue entendê-lo no final da festa.

Os que estão louco para ir embora (filme: 60 segundos) – Este chegaram cedo para irem embora cedo. Vieram por obrigação, para não ficar mal. Estão sempre consultando o relógio. Quanto terminam a pizza estão atento para a primeira oportunidade para sairem. Geralmente quando um se levanta, consegue rapidamente a adesão de cinco para acompanhá-lo até o estacionamento.

Não se espante se o texto acima tem alguma relação com a realidade. Segundo o Insituto de Estatísticas (IE) de um certo país, os personagens acima refletem mais de 90% da realidade, portanto isso não é ficção.

E viva a pizza!

Um abraço. Seja Feliz!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário