Dublin - Posso resistir a tudo, menos à tentação...

Semanas atrás estivemos em Dublin para uns dias de férias. Dublin é daquelas cidades que não tem a grande imponência de outras capitais europeias, mas tem um charme e uma personalidade muito própria. Céu azul-acinzentado, os prédios baixos em estilo Georgiano com suas portas em cores diversas e os inúmeros cafés levam o presente para o passado. A cidade tem um astral muito bacana, as pessoas são simpáticas, gentis e disponíveis. Muita gente na rua, a vida noturna é bem agitada e nos “pubs" sempre se encontra boa música ao vivo. Então me senti em casa.

Além de ser a terra do U2, da cerveja Guinness, dos meus cachimbos da Peterson e o do whisky Jameson; Dublin tambéé a cidade de grandes escritores. Não queria perder a oportunidade de conhecer de perto os memoriais em homenagem à vida e a obra de James Joyce e Oscar Wilde. Especialmente o Oscar Wilde que através de sua vida transloucada tinha uma lucidez e uma observação do cotidiano e da vida impressionantes. O "Retrado de Dorian Gray" é uma das obras mais conhecidas de Oscar Wilde e trata de temas como a arte, a vaidade e as manipulações humanas. Então decidimos dedicar um dia para este lado mais cultural. Para viver um pouco mais esta experiência decidimos fazer este "tour" cultural caminhando. Saímos cedo pelas ruas explorando cada pedaço de Dublin até chegarmos a casa do Oscar Wilde, onde poderíamos dar um olhada no acervo em sua homenagem. A porta estava fechada. Então pensei – e só bater. Nada. Deve existir uma outra entrada. Vamos dar uma chegada lá. Fechado para férias... Puxa vida! Nada do Oscar Wilde. Então vamos conhecer o Espaço em memória do James Joyce. Só de ouvir falar da complexidade da leitura de "Ulisses" nunca tive coragem ler. De qualquer forma, achei que valeria a pena conhecer um pouco mais da sua obra. Caminhamos mais uns quatro km até chegarmos ao seu espaço cultural. Bomba… Fechada para recesso do início do ano. Tudo bem! Seguimos o nosso plano B e fomos explorar outros pontos da cidade. No final, o dia valeu a pena. Terminamos o dia ouvindo boa música em um dos pubs da cidade e jogando conversa fora. Apesar do Oscar e o James nos deixarem na mão não podemos reclamar dos bons dias vividos em Dublin. Abaixo deixo algumas imagens com frases famosas de Oscar Wilde que expressam um pouco da jeito  irlandês de ser. Veja algumas fotos e frases ouvindo um pouco do U2.


I Still Haven't Found What I'm Looking For 





A vida é muito importante para ser levada a sério.


O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem ou de uma nação.



             

Estátua do Oscar Wilde


O Estado deve fazer o que é útil. O indivíduo deve fazer o que é belo.


Pessimista é uma pessoa que, podendo escolher entre dois males, prefere ambos.


                 



Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.

As mulheres existem para que as amemos, e não para que as compreendamos.






Posso resistir a tudo, menos à tentação.

A experiência é o nome que damos aos nossos erros.







Egoísmo não é viver à nossa maneira, mas desejar que os outros vivam como nós queremos.

Ser grande significa ser incompreendido.





Toda a gente é capaz de sentir os sofrimentos de um amigo. Ver com agrado os seus êxitos exige uma natureza muito delicada.

O trabalho é a praga das classes bebedoras.







A melhor maneira de começar uma amizade é com uma boa gargalhada. De terminar com ela, também.

Não deixe de perdoar os seus inimigos - nada os aborrece tanto.










Um Abraço. Seja Feliz!








Um comentário:

  1. Linda cidade, Stanley!
    Eu ficaria feliz apenas com a quantidade de portas coloridas...uma mais linda que a outra...
    Amei!

    Beijos e tenha um lindo final de semana!

    Rita

    ResponderExcluir