Eslovênia - Pequena Por Fora, Bonita Por Dentro


Liubliana - Centro
Semanas atrás voltei a um lugar que sempre gosto de ir - Ljubljana (pronuncia-se Liubliana. O “J” tem som de “I”). Liubliana é a capital da Eslovênia, um pequeno país com uma população de pouco mais de 2 milhões de habitantes, situado na Europa central e Balcãs. Juntamente com a Sérvia, a Croácia, a Bósnia, Montenegro e outros, a Eslovênia foi parte da ex-Iugoslávia. Para mim a Eslovênia é o que se pode chamar de um país intimista, onde tudo está a mão. Se for a passeio, em dois dias  você consegue ter uma boa ideia do país

A Eslovênia é conhecida pelas paisagens deslumbrantes de florestas, lagos e vinhedos. Exatamente igual aquelas fotos de quebra-cabeçasAo norte os Alpes e ao sul, na costa, o mar adriático. O país faz fronteira a oeste com a Itália (250 km de Veneza*), ao norte com a Austria (380 km de Viena*), a noroeste com a Hungria (460 km de Budapeste*), e ao sudeste com a Croácia (140 km de Zagreb*).
* A partir de Liubliana


Liubliana é uma pequena cidade com 280 mil habitantes, localizada no centro do país, muito bem organizada, limpa e com um centro histórico muito bem preservado. A cidade é entrecortada pelo rio Ljubljanica, o que dá um charme ao centro histórico da cidade. Liubliana é também um centro universitário, de gente jovem, bonita e extrovertida, encanta pela sua pequenez cosmopolita, pela monumental arquitetura do seu centro histórico, pelo charme discreto das suas ruas e, acima de tudo, pela amabilidade da sua gente. Apesar de pequena, a cidade conta com uma oferta muito grande de museus e galerias de arte. Em Liubliana encontra-se bons restaurantes e o vinho esloveno, produzido em pequenas quantidades, é de muito boa qualidade.

Alpes

Em conversa com meus colegas eslovenos quando pergunto do que eles se orgulham do seu país, as respostas são invariavelmente as mesmas: a qualidade de vida, as belas paisagens, a boa performance dos eslovenos nos esportes de inverno, principalmente o esqui e a pequena e bela costa no mar Adriático.

Lake Bled
Apesar de pouco conhecida, a Eslovênia possui um alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH = 29), saúde universal e educação totalmente financiada pelo governo. Já adotou o Euro como moeda e a renda per capita é de um pouco mais de US$ 26 mil, bem acima de muitos países europeus. 

Costa do Adriático

Os eslovenos gostam de dizer que eles são como "um rato que ruge" para descrever a determinação que o seu povo lutou pelos seus ideais e identidade. Como dizem meus colegas  eslovenos - somos pequenos, no entanto procuramos fazer as coisas certas. O resultado está aí! 

Um abraço. Seja Feliz!!!

4 comentários:

  1. Meu caro,

    Surpresa par mim, poise nao tinha a menor dimensao da beleza do pais!

    Vou inclui-la no futuro em um meu roteiro...

    Abraco grande, e parabens pela bela reportagem, altamente "profi"...

    Arnaldo

    ResponderExcluir
  2. Arnaldo,

    Vale a pena conhecer. Numa mesma viagem voce pode passar pela Austria, Eslovenia e Croacia. Esta tudo pertinho.

    Abracos,

    ResponderExcluir
  3. Uma ótima aula de história e geografia, hein cunhado.
    Abçs
    Adriane

    ResponderExcluir
  4. Adriane, obrigado pelo comentário. Apesar do pouco tempo para escrever, quero oferecer o melhor que posso aos meus amigos. Bjs, Stanley

    ResponderExcluir